Ocorrida em 1641, em São Paulo, foi a primeira manifestação de caráter nativista da Colônia
Amador Bueno de Ribeira, dito O Aclamado, (c. 1584 — c. 1649) foi um paulista que o povo aclamou rei em São Paulo. Eram os mesmos revoltosos de 1641 (no que se conheceu popularmente como Botada dos padres fora, por dirigir-se contra os jesuítas). O mesmo espírito de rebelião se respirava nos dois movimentos ou impulsos populares. Os padres queriam forçar o cumprimento de bulas recentes do papa Urbano VIII sobre a liberdade dos índios.
Em 1640, através de uma guerra de Restauração, Portugal conseguiu se libertar do domínio espanhol. Acontece que, durante o domínio espanhol (União Ibérica), os moradores de São Paulo passam a ter uma fonte de riquezas no contrabando com a região do rio da Prata e no apresamento e venda do índio que eles iam capturar nas «missões jesuíticas localizadas na bacia do Rio Paraná, o que, aliás, provocou muitos choques entre paulistas e jesuítas.
Com a Restauração portuguesa, os comerciantes paulistas temiam que Portugal destruísse essa fonte de riqueza, impedindo o contrabando e proibindo o aprisionamento e a venda do índio, pois o governo Português obtinha altos lucros com o tráfico negreiro. Ao proibir a escravidão indígena, a metrópole estaria forçando os colonos a utilizar mão-de-obra escrava negra. O movimento reduziu-se a uma manifestação dos comerciantes paulistas preocupados com a possibilidade de que seus negócios com Buenos Aires fossem prejudicados. Como forma de protesto, os paulistas resolveram criar em São Paulo um reino independente e aclamaram como rei o fazendeiro Amador Bueno da Ribeira - o mais rico habitante do lugar, capitão-mor e ouvidor, irmão de bandeirantes.
Amador Bueno não aceitando a coroa, foi perseguido pelos paulistas e se refugiou no mosteiro de São Bento, em São Paulo. Óleo de Oscar Pereira da Silva
Amador Bueno recusou a "oferta" e jurou fidelidade ao novo rei português Don João IV. Dias depois, os paulistas também o fizeram. O gesto acabou não tendo consequência séria pois São Paulo era uma região marginalizada economicamente e não tinha condições de continuar a luta contra Portugal. O episódio histórico serviu, entretanto, para demonstrar o descontentamento de alguns colonos com a dominação portuguesa.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.