Você sabia? Veículos já foram movidos a lenha


O carro à lenha foi a alternativa encontrada para o severo racionamento de combustíveis sofrido durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, boa parte dos veículos da Europa continental foram convertidos para usar lenha.




Desde então, a tecnologia foi quase totalmente esquecida mas, atualmente, com a elevação dos preços dos combustíveis e o aquecimento global, mais uma vez, os carros à lenha despertam o interesse.

Surpreendentemente, os veículos adaptados para queimar madeira podem ser considerados eficientes e, até mesmo, ecológicos tornando-se uma opção aos motores à gasolina.

O uso do gás produzido pela queima da madeira já era conhecido desde os anos 1870 mas, foi durante os anos 1920, que o engenheiro alemão Georges Imbert desenvolveu um gerador de gás para uso móvel. O apelo mais sedutor da tecnologia era que, para utilizar o gás produzido pela queima da madeira, os motores dos veículos necessitavam de pouquíssima adaptação.

Durante a Segunda Guerra, grande parte da frota européia circulava com esse tipo de combustível e aproximadamente 3000 postos estavam preparados para abastecer os carros à lenha. Além dos carros particulares, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, navios e trens também estavam equipados com unidades de gaseificação de madeira. Naquela época, mais de um milhão de veículos utilizavam gás de madeira.

Depois da guerra, a tecnologia caiu no esquecimento quase instantaneamente pois a gasolina estava disponível novamente.

Nos dias atuais, alguns entusiastas dos carros à lenha têm mantido projetos particulares, alguns deles, alcançando resultados comparáveis aos dos carros elétrico, em alguns quesitos.

O consumo de energia de um carro que utiliza o gás da queima da madeira é uma vez e meia maior que o de um carro a gasolina, levando-se em conta o consumo do pré-aquecimento do sistema e o peso extra do conjunto. Entretanto, se incluída a energia necessária para a extrair, refinar e transportar o petróleo, o consumo dos dois praticamente empata. A vantagem é que a madeira é renovável.

Apesar de poluir menos do que um carro à gasolina e utilizar uma fonte de energia renovável, não se trata de uma solução ideal. A unidade produtora de gás é muito pesada e ocupa bastante espaço, o desempenho do motor fica bastante limitado, há pelo menos 10 minutos de espera para alcançar a temperatura de funcionamento, entre outras desvantagens.

Porém, no futuro, com pesquisa e investimento, talvez esses problemas possam ser superados e o mundo passe a ver os veículos à lenha como uma opção real.

Artigo por Marco Taniguchi

Fontes de pesquisa: Low-techMagazine

Funcionamento do motor: Wikipedia


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1 comments:

  1. eu curti muito a historia dos carros, e acho que seria muito bom se todos so tivecen carros assim talves o mundo se tornace um lugar melhor para viver

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Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

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