Em 7 de Julho de 1950 começou nos EUA, a transmissão de Televisão em cores

Em 7 de Julho de 1950 começou nos EUA, a transmissão de Televisão em cores. Embora, as transmissões regulares em cores, só foram “oficiais “ a partir do ano de 1954. 

Mais esta engenhoca data desde 1929 que foi quando Hebert Eugene Ives realizou (em Nova Iorque), as primeiras imagens coloridas com somente 50 linhas de definição por fio!.

O invento mecânico foi aperfeiçoado por Peter Goldmark, que fez demonstrações com 343 linhas de resolução em 1940. Ate então surgiram vários sistemas, mas nenhum explicava o que fazer com os antigos aparelhos preto e branco, que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50. Foi assim que nasceu nos Estados Unidos o National Television System Committee (ou National Television Standards Committee), um comitê para, literalmente, colocar cor no sistema preto e branco. As iniciais desse comitê deram nome ao novo sistema, NTSC, que acrescentava a crominância ©, ou seja a cor, aos níveis de luminância (Y) do padrão preto e branco.

Mais ele tinha um defeito, as imagens cintilavam demais. Isto é medido pela quantidade de linhas que são recriadas para mostrar a imagem. Na Europa, a Alemanha colocou em funcionamento, em 1967, uma variação do sistema americano, e muito melhorado que recebeu o nome de Phase Alternation Line, dando as iniciais para o sistema PAL; resolvendo algumas debilidades do primeiro sistema. Com 626 linhas de resolução!

Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentielle Couleur à Mémoire), que não era compatível com o sistema antigo, de preto e branco francês. Atualmente, são três os sistemas para transmissão de TV em cores: NTSC, PAL e SECAM, além de diversas variações e sub-sistemas: PAL-M, PAL-N, NTSC4.43, SECAM D/K/L, MESECAM e outros, que são na realidade, adaptações para o padrão de transmissão de TV já em uso no país ou região. (PAL-M: emitindo 525 linhas de resolução; utilizado aqui).

E no Brasil?



Em nosso país, a TV Tupi de São Paulo fez diversas experiências a partir de 1963, com documentários, episódios da série americana "Bonanza" e até um discurso do presidente João Goulart.

No mesmo ano, a TV Excelsior também fez transmissões em cores, experimentalmente. A Globo e a Bandeirantes iniciaram seus testes nos anos seguintes. Mas a primeira transmissão oficial em cores no Brasil ocorreu em 19 de fevereiro de 1972, com a cobertura da "Festa da Uva", na cidade gaúcha de Caxias do Sul, autorizada pelo Ministério das Comunicações. Em 31 de março de 1972, as principais emissoras brasileiras inauguraram oficialmente suas programações coloridas



About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...