Dos incensos usados em antigas cerimônias egípcias às loções fabricadas na época medieval, o Museu Internacional do Perfume, na França, refaz a trajetória das fragrâncias ao longo dos séculos.
O museu fica em Grasse, cidade do sul da França conhecida como o berço da perfumaria e cenário do filme "Perfume - A História de um Assassino".
Com mais de 3.000 metros quadrados, o museu mantém em exposição permanente cerca de 3.000 peças, mas possui uma coleção total de 50 mil objetos. Conta também com uma extensa biblioteca, consultada por especialistas em perfumaria.
Visitantes descansam enquanto água perfumada é borrifada nos jardins do Museu Internacional do Perfume
A peça central do acervo é uma frasqueira de viagem de 80 quilos, que pertenceu à rainha francesa Maria Antonieta. Feita de mogno e couro, a frasqueira é repleta de compartimentos e gavetas, contendo perfumes, pincéis, espelhos e outros objetos de beleza.
O museu tem ainda uma ala dedicada ao início da indústria da perfumaria, no qual Grasse desempenhou um importante papel. No século 19, Grasse foi o centro global da perfumaria, produzindo extratos naturais de jasmin, rosas e flores de laranjeira, colhidas nos arredores da cidade.
Hoje, a maioria dos extratos vem de fora da França, mas Grasse manteve sua importância na indústria e as fragrâncias criadas na cidade ainda correspondem a mais da metade das vendas da França em perfumaria.
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/954677-na-franca-museu-conta-historia-do-perfume-ao-longo-dos-seculos.shtml
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.