Domingo, dia de descanso



foto de sinopsis
 Por decreto do Imperador Constantino no ano de 321



A 7 de março de 321, pela primeira vez na história, o domingo foi declarado como dia de descanso civil obrigatório. 

Foi Constantino I, o Grande que decretou a referida lei, entre muitas outras, refletindo melhorias numa época tão violenta. Assim, os mercados e oficinas permaneciam fechados ao domingo.

No venerável dia do sol, todos os magistrados e residentes das cidades devem descansar e todas as oficinas estarão fechados. 

No entanto, no campo, as pessoas que se dedicarem à agricultura continuarão os seus afazeres porque pode não haver outro dia adequado à plantação de vinhas ou de sementes. 

Não seja por descuidar o momento propício para tais operações que se perca a liberalidade do céu", afirmou o Imperador Constantino I.
 
Antes de a Revolução francesa, os países onde reinava a tradição cristã estavam proibidos de executar trabalhos manuais, transações comerciais e bailes ao domingo. 
 
Depois de a Revolução, o descanso dominical foi aparecendo passo a passo no direito laboral e, hoje em dia, está contemplado em quase todas as legislações. 
 
A maioria das confissões cristãs considera-o atualmente um dia sagrado, durante o qual se honra a presença na missa ou num serviço dominical correspondente.
 
 
 
 

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...