Voltou a se candidatar em 1994 e 1998, porém perdeu para o tucano Fernando Henrique Cardoso em ambas as ocasiões. Em 1995, tornou-se presidente de honra do PT. Em 2002, na sua quarta candidatura à presidência, foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos. Em 2006, se reelegeu com a vitória no segundo turno sobre Geraldo Alckmin, do PSDB. Como presidente, Lula seguiu a política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, garantindo ao Brasil o desenvolvimento econômico.
Por conta do seu carisma, recebeu elogios públicos de vários líderes mundias, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que disse que Lula era "o cara". Contudo, Lula também criou polêmica.
Em março de 2009, quando o primeiro-ministro britânico Gordon Brown veio ao Brasil, ele afirmou que a crise mundial foi causada por "comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis". A declaração deixou Brown constrangido e foi destaque na imprensa britânica e brasileira. Internamente, Lula também precisou superar alguns escândalos durante o seu governo, como a demissão do ministro José Dirceu e supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos.
Apesar disso, manteve bons índices de popularidade durante o seu governo. No dia 1o. de janeiro de 2011, Lula passou a faixa à sucessora Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil. Após deixar o cargo, Lula iniciou carreira de palestrante. Em outubro de 2011, descobriu que tinha um câncer na laringe e iniciou o tratamento de quimioterapia. Em de maio de 2012, Lula esteve presente no Programa do Ratinho, em sua primeira aparição em um programa de televisão após a descoberta do câncer. Na ocasião, Lula disse que a única possibilidade de ele ser candidato presidencial em 2014 era se Dilma não quisesse se reeleger.
Fonte: Hoje na História
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.