Começamos o ano com a obra Cartas para a minha mãe, da escritora cubana Teresa Cárdenas. Este seu primeiro romance, de 1997, narra o processo de uma garota negra que escreve cartas para sua mãe, já morta, nas quais reflete sobre suas dores, emoções e desejos. Além de seu itinerário pessoal, vivendo na casa da tia, em um ambiente marcado pelo racismo.
Em uma entrevista, Cárdenas comenta que escreveu seu primeiro romance pensando em tantas meninas negras – a protagonista não tem nome –, em um ato de reivindicação da voz feminina negra, pouco presente nas letras cubanas, ainda que seja um país majoritariamente negro.
Da autora, também estão disponíveis no Brasil o romance Cachorro Velho,vencedor do Prêmio Casa de Las Américas em 2005, e sua obra de literatura infantil Mãe Sereia, todos publicados pela editora Pallas.
Teresa Cárdenas
Escritora, atriz, contadora de histórias e assistente social. É membro da Associação de Escritores da União de Escritores e Artistas de Cuba.
Recebeu vários prêmios que a creditam como una das vozes mais relevantes da literatura para crianças e jovens em Cuba, entre os quais se destacam:
Cartas para a minha mãe - Prêmio David, 1997; Prêmio da Asociación Hermanos Saíz, 1997; Prêmio Nacional da Crítica Literaria, 2000. Publicado em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia e no Brasil pela Pallas Editora.
Cachorro velho - Prêmio Casa de las Américas, 2005; Prêmio de la Crítica Literaria, 2006; Prêmio La Rosa Blanca. Publicado em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e no Brasil pela Pallas Editora.
Os livros acima foram adotados em programas de leitura em escolas brasileiras públicas e privadas. Seus contos aparecem em diferentes antologias em Cuba e em outros países.
Sua obra foi estudada em diversas ocasiões para desenvolvimento de ensaios literários e teses universitárias em Cuba, Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Brasil. Teresa mora em Havana e tem três filhos.
Fonte: Brasil de Fato (Leia Mulheres: 12 obras de escritoras latino-americanas para conhecer em 2019)
Fonte: Pallas Editora
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.