Afresco apareceu em um bairro popular do norte da capital francesa e é assinado por PBOY; movimento tomou as ruas das principais cidades francesas em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.
Reprodução Afresco apareceu em um bairro popular do norte da capital francesa |
Um artista de rua fez um grafite em um muro de Paris no qual reinterpreta o célebre quadro "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix. A nova versão da obra histórica ganhou personagens com "coletes amarelos".
O afresco apareceu em um bairro popular do norte da capital francesa e é assinado por PBOY (Pascal Boyart), um artista que se define como autodidata e independente.
No lugar dos insurgentes com fuzis, que participaram da revolução de julho de 1830 do quadro original, foram colocados manifestantes usando coletes amarelos, em alusão ao movimento popular de protesto que agita a França há meses. "Quis retomar o tema da tela, uma das mais conhecidas do mundo, e atualizá-la", explicou.
PBOY é conhecido por pintar obras que denunciam o sistema financeiro. “Pode ser que as finanças sejam a causa das causas por trás destes acontecimentos", denunciou o artista.
O movimento dos "coletes amarelos", que ganhou esse nome em razão dos coletes de sinalização usados por seus participantes, começou como um protesto contra a alto nos preços dos combustíveis. Mas em pouco tempo a mobilização passou a atrair pessoas que contestavam a queda no poder aquisitivo.
Desde meados de novembro o grupo organiza protestos nos fins de semana nas grandes cidades francesas, além de bloquearem algumas estradas do país.
O movimento Romantismo surge no século XIX agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII pela Revolução Industrial.
Esta gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa, que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do homem e do Cidadão.
Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se mais complexa. O tema de Liberdade Guiando o Povo é o levante de julho de 1830, na França, que causou a substituição do rei Bourbon Carlos X por Luís Felipe, duque de Orléans.
Eugène Delacroix retrata um movimento crucial da revolta: o rompimento das barricadas pelos rebeldes.
O povo lutava por ideais nacionalistas e republicanos.
A dramaticidade da obra é ampliada pela estrutura piramidal da pintura e pelo vermelho, branco e azul do tricolor da Liberdade no “pico” da pirâmide.
Delacroix uma vez afirmou: “e se não lutei pelo meu país, pelos menos terei pintado por ele.”
Mesmo assim, Delacroix parece ter se representado no quadro, à esquerda de cartola.
Observam-se estudantes, arruaceiros, soldados e operários no quadro; assim como uma distante vista à direita da Notre-Dame parisiense.
A pintura é uma é uma corajosa versão moderna dos ideais clássicos (Liberdade, a mulher no topo da tela, tem os clássicos pelos nas axilas) e, por isso, chocou alguns observadores contemporâneos.
Veja os detalhes:
Bandeira: Ao colocar o vermelho sobre uma mancha de céu azul, Delacroix destacou seu tom vibrante.
As cores da bandeira se repetem na roupa do trabalhador aos pés de Liberdade.
O céu: A forma como Delacroix captou o céu mostra o caos da guerra urbana. Esta técnica do pintor francês combina a expressividade do romantismo com a estrita atenção ao detalhe do realismo, transmitindo emoção e permanecendo fiel ao tempo e lugar históricos.
Pé da imagem da liberdade: O pé de Liberdade se encontra sobre a barricada, o que sintetiza um momento grandioso da batalha.
Sombras: As áreas sombreadas da pintura mostram como Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro.
Os fortes contrastes de sombra e luz, combinados com cores ousadas, acrescentam dramaticidade à Liberdade Guiando o Povo.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.