Filósofa brasileira será homenageada como "personalidade do amanhã" pelo governo da França

A filósofa Djamila Ribeiro, Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, autora de livros e colunas, será uma das homenageadas pelo governo francês pelo programa “Personalidade do Amanhã”.



O programa seleciona uma pessoa por país da América Latina e Caribe por sua projeção atual e impacto no futuro.

Além da homenagem, Djamila passará dez dias em agendas oficiais pelo país, como a visita nos órgãos oficiais francesas, ao parlamento europeu, encontro com o presidente da França Emmanuel Macron, bem como outros encontros com ativistas locais.

A pensadora brasileira ganhou projeção nacional pelos conteúdos de suas manifestações nas redes sociais, com destaque na luta contra o racismo. Além disso, seus livros “O que é Lugar de Fala?” e “Quem tem medo do Feminismo Negro?” tem sido recordistas em vendas, chegando em conjunto nas primeiras colocações de vendas nas maiores feiras de livros no país.

Por ser a selecionada no Brasil, Djamila é a única em idioma português e será acompanhada por intérpretes o tempo todo da viagem. Nas redes sociais, a filósofa afirmou que está animada para a viagem: “penso ser uma oportunidade interessante para trocas, provocações e reflexões”.

É o segundo país a convidar oficialmente para agendas públicas, uma vez que em 2017 Djamila esteve por uma semana na Noruega a convite do país.

Em maio, Djamila fará uma turnê de lançamento de seus dois livros pelo interior da França, junto à editora do país que foi a primeira a traduzir as obras para outro idioma. Nessa segunda ida, a presença de Djamila já está confirmada na Faculdade de Filosofia de Tolouse e em Bruxelas, na Bélgica.

Fonte: yahoo

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...