Nova edição dos poemas de Carolina Maria de Jesus, recuperando o título e o prólogo escrito por ela, que traz vários poemas omitidos ou que aparecem modificados na seleção realizada para a publicação da Antologia pessoal, cabendo destacar entre eles os poemas “Negros” e “Os feijões”, nos quais se aborda de modo direto a problemática do racismo no Brasil.
Embora alguns dos 54 poemas reunidos nesse volume tenham aparecido originalmente na Antologia pessoal (1996), organizada por José Carlos Sebe Bom Meihy e publicada pela Editora UFRJ, os textos recolhidos aqui trazem outros 21 deixados por Carolina que não constituem o livro de 1996.
Outra novidade dessa edição de Clíris é a publicação das 12 canções compostas por Carolina para Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus cantando suas composições, álbum de música popular lançado pela RCA Victor em 1961.
O teor crítico latente em muitas das composições publicadas agora em Clíris pode ajudar a forjar uma nova imagem da escritora como uma mulher negra emblemática que fez importantes incursões no campo literário, construindo uma verdadeira “poética dos resíduos”.
Nessa produção ecoa a voz desafiadora de uma Carolina que não se furta a frequentar (de modo questionador) temáticas incômodas para a sociedade patriarcal, machista e racista dos “predominadores”.
Fonte: Desalinho
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.