O Geografo Milton Almeida dos Santos nasceu no município baiano de Brotas de Macaúbas, Bahia, em 3 de maio de 1926.
Filho de uma família pobre de professores, Milton se destacou nos estudos desde muito cedo. Depois de aprender sozinho francês e inglês, se matriculou no curso de Direito na Universidade Federal da Bahia. Após conclusão do curso, ingressou na área da geografia. Entre 1956 e 1958, Milton conclui seu doutorado na Universidade de Estrasburgo. Ao regressar ao Brasil, criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, mantendo intercâmbio com os principais mestres franceses no assunto. Após seu doutorado, teve presença marcante na vida acadêmica, em atividades jornalísticas e políticas de Salvador. Com o golpe civil-militar em 1964, Milton foi preso pela ditadura e exilado pela Lei de Segurança Nacional, buscou asilo na França, onde desenvolveu trabalhos acadêmicos, e foi convidado para lecionar na Universidade Sorbonne , também foi diretor do setor de Geografia e pesquisas em planejamento urbano no Institut d'Étude du Développement Économique et Social, em París.
Pela sua genialidade e trabalho, foi convidado para lecionar no MIT(Massachusetts Institute of Technology) onde ganhou admiração de colegas ilustres como Noam Chomsky.
Entre as obras mais importantes de Milton Santos está a crítica à globalização e ao capitalismo e suas consequências nos países subdesenvolvidos. A obra de Santos é importantíssima para a popularização do conceito de globalização pelo mundo, em qualquer trabalho acadêmico sobre o assunto, a passagem pelas ideias de Milton são obrigatórias.
Por seus trabalhos, recebeu mais de 100 prêmios em universidades pelo mundo. Incluindo o prêmio prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia, sendo o único sul-americano premiado na história.
Milton Santos Lecionou nas principais universidades do globo, entre elas estão inclusas:
Universidade de Nova York
Universidade de Toronto
Sorbonne
MIT
Universidade de Colúmbia
University College London
Possui 15 títulos de Doutor Honoris Causa.
Grande Milton Santos!
Fonte: Iconografia da História
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.