17/09/1862 - Batalha de Antietam - O dia mais sangrento da história americana


Guerra Civil Americana 

Nenhuma outra batalha da história dos Estados Unidos causou morte de mais soldados estadounidenses num único dia.

A Batalha de Antietam, também conhecida como Batalha de Sharpsburg na Região Sul dos Estados Unidos da América, aconteceu em 17 de setembro de 1862, em Sharpsburg, Maryland. Foi a primeira grande batalha que ocorreu em território da União. 

A Batalha de Antietam caracteriza-se por ser o dia mais sangrento da história americana, onde mais de 23 mil americanos - incluindo aqueles lutando pelos Estados Confederados da América - perderam a vida. A vitória da batalha por parte da União deu ao então presidente dos Estados Unidos da América, e líder das forças da União, Abraham Lincoln, suficiente confiança para proclamar sua Proclamação de Emancipação, em 1 de janeiro de 1863. 


Vista do campo na Batalha de Antietam durante a Guerra Civil Americana. Fotografia de guerra, extraída da Library of Congress' American Memory Collection

Fonte: Wikipédia

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...