Em que ano estamos? Estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo

por Artur Louback Lopes



Um calendário maia entalhado em pedra




 

A pergunta não é tão simples quanto parece. Pelo calendário gregoriano estamos no ano 2011 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da história.



Por propósitos administrativos, a maioria dos países usa o gregoriano como padrão oficial, mas, paralelamente, outros sistemas de contagem de tempo são utilizados, seja para fins religiosos, festivos ou para unir povos dispersos pelo mundo.



No último 4 de março (no calendário gregoriano), por exemplo, muçulmanos de diversas nações comemoraram o Muharram 1, primeiro dia do novo ano, segundo o Islã, segunda maior religião do planeta, praticada por cerca de 15% da população mundial.


Entravam no ano 1424, enquanto os hebraicos chegavam ao sétimo mês do ano 5763. Alguns países só recentemente aderiram ao calendário gregoriano.


A China o fez em 1912. Até então o país mais populoso do mundo seguia seu próprio calendário.

Os últimos a aceitarem o padrão foram países ligados ao Cristianismo Ortodoxo, como Grécia, Bulgária e Romênia, que só deram o braço a torcer durante ou após a Primeira Guerra Mundial.

















About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...