O Fotógrafo no decorrer do século XIX



Conheça o trabalho dos fotógrafos que registraram o Brasil urante o Segundo Reinado


Uma das maiores invenções do século 19, a fotografia logo caiu nas graças de dom Pedro 2º, que criou uma honraria para seus profissionais prediletos. Conheça os Fotógrafos da Casa Imperial

Érica Georgino


Quando o abade Louis Compte desembarcou do vapor L'Orientale no Rio de Janeiro, em fins de 1839, tutelando um punhado de rapazes ricos da Bélgica e da França que viajavam pelo mundo para aprender noções de marinha e comércio, ninguém esperava que de sua bagagem sairia uma das maiores novidades do século 19, determinante para o desenvolvimento das comunicações no século seguinte.

"É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se poder fazer ideia da rapidez e do resultado da operação", como disse ele. As demonstrações de Compte, provavelmente as primeiras realizadas na América do Sul, foram registradas pelo Jornal do Commercio em 17 de janeiro de 1840 e introduziram por aqui a daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercialmente viável, criado pelo francês Louis Daguerre. A inovação - oficialmente apresentada à comunidade acadêmica internacional cinco meses antes - encantou a todos, inclusive a um rapazote de 14 anos chamado Pedro de Alcântara. Ele adquiriu um equipamento de daguerreotipia e virou o primeiro fotógrafo nascido no Brasil. No ano seguinte, teve a maioridade antecipada e tornou-se a autoridade máxima do Império como dom Pedro 2º.

Por meio de Compte, o Brasil entrou novamente na rota da fotografia. A primeira vez foi longe dos holofotes da ciência internacional: Hercule Florence, em 1833, fez uso pioneiro do termo photographie. Francês radicado em Campinas (SP), Florence desenvolveu experiências fotoquímicas precursoras que culminaram com a descoberta isolada e independente de um processo fotográfico. Dom Pedro 2º o conheceu décadas depois, quando seu interesse pelo que representava a photographie já era quase uma mania.

Apreço real

O imperador foi um dos maiores entusiastas da fotografia no Brasil do século 19 e possivelmente o primeiro colecionador de fotos das Américas. "Dom Pedro 2º possuía grande sensibilidade científica e artística. Logo que conheceu a novidade, teve consciência de que estava lidando com algo relevante", diz Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles. A atração era tamanha que, em 1851, decidiu criar a qualificação de Photographo da Caza Imperial e atribuí-la aos seus profissionais prediletos. A iniciativa era genuína e acabou sendo seguida pela rainha Vitória, da Inglaterra, dois anos depois, que criou seu próprio quadro de Photographers-in-the-Ordinary to the Queen.

O primeiro agraciado foi o suíço Louis Buvelot, reconhecido pintor. Depois dele, mais 22 fotógrafos receberam o título de dom Pedro. Marc Ferrez, um dos mais bem-sucedidos do período, recebeu título semelhante: era fotógrafo da "Marinha Imperial". Na prática, ser "retratista de Suas Majestades Imperiais" significava um atestado de qualidade profissional. Representava prestígio junto à elite, público-alvo da atividade em seus anos iniciais, e significava ter a família real como importante - quando não a principal - consumidora de seus serviços.

A admiração pela nova arte enredou também a imperatriz Thereza Christina Maria e as princesas Isabel e Leopoldina. Alguns fotógrafos da Caza - como o português Joaquim Insley Pacheco e os alemães Augusto Stahl e Revert Henrique Klumb - partilharam até mesmo da intimidade real. Klumb, por exemplo, mudou-se para Petrópolis e em 1865 passou a dar aulas de fotografia a Isabel. Nas décadas de 1840 e 50, a fotografia era um misto de indústria e artesanato. O fotógrafo preparava a sua própria chapa e organizava suas ampliações e cópias. Alguns até se associavam a químicos para facilitar o processo e ganhar escala - o processo fotográfico envolvia o uso de reagentes e outros produtos. "No país, os integrantes da família real estavam entre os que mais entendiam de fotografia. Afinal, a atividade exigia tempo e dinheiro para o aprendizado", diz o pesquisador Pedro Vasquez, autor de Dom Pedro 2º e a Fotografia no Brasil.

A espontaneidade da nobreza brasileira frente aos fotógrafos era tão grande que as princesas se deixavam registrar sentadas na escada ou conversando com amigas, cenas impensáveis para o rigor dos álbuns da realeza europeia, cujas famílias só eram reproduzidas em poses estudadas, em geral dentro de estúdios. "O retrato de estúdio era o ganha-pão dos estabelecimentos fotográficos do século 19. Durante os primeiros 20 anos após o advento da fotografia, entre 1840 e 60, o gênero atendeu aos desejos de autorrepresentação de uma pequena classe constituída pela nobreza oficial e pela elite agrária", afirma o historiador da fotografia Boris Kossoy, autor de Origens e Expansão da Fotografia no Brasil. Com o tempo, novos temas foram explorados: as paisagens urbana e rural, as construções ferroviárias, os primeiros passos da industrialização, cenas de conflitos armados, todos devidamente registrados não apenas pelos integrantes da Caza Imperial. "Os fotógrafos de dom Pedro 2º traçaram trajetórias de competência artística, marcadas pelo sucesso comercial, mas isso não significa que fossem superiores a profissionais que mantinham suas atividades também no Rio de Janeiro, ou muito além da corte", diz Kossoy.

Com o crescimento das cidades e a formação de uma classe média urbana, a fotografia atingiu um expressivo mercado consumidor. O interesse crescente era acompanhado, como não poderia deixar de ser, pela expansão do número de profissionais especializados. As pesquisas de Kossoy indicam que, em 1840, o Brasil possuía aproximadamente 30 fotógrafos, concentrados principalmente na capital, o Rio de Janeiro. Na década seguinte, o contingente teria aumentado para ao menos 90 profissionais, presentes em todas as regiões do país. Há casos curiosos, como o do espanhol Juan Gutierrez de Padilla, nomeado profissional da Caza Imperial às vésperas da queda do regime monarquista. Gutierrez chegou a produzir retratos com os emblemas reais, mas o material foi descartado assim que o levante militar levou Deodoro da Fonseca ao poder. Morreu em 1897 lutando, como republicano convicto, nas trincheiras da Guerra de Canudos.

Destituída do poder em 1889, a família real perdeu seus privilégios e embarcou rumo à Europa. Mais tarde, do exílio, dom Pedro 2º ordenou a doação de todo seu acervo de fotografias à Biblioteca Nacional. Cerca de 25 mil imagens foram transferidas à instituição. A única exigência de dom Pedro foi que a coleção levasse o nome da imperatriz, dona Thereza Christina Maria. É lá que estão até hoje.

Fotógrafos

Nome - Augusto Stahl (1824-1877)

Origem - Alsácia, na época parte da Alemanha

Fotógrafo imperial desde - 1862

Especialidade - Paisagens, retratos da família imperial e a construção de estradas de ferro. Presenteava membros da corte com estojos com suas fotos.

Nome - Alberto Henschel (1827-1882)

Origem - Berlim, Alemanha

Fotógrafo imperial desde - 1874

Especialidade - Retratos e paisagens. Conhecido como o mais bem-sucedido empresário da fotografia do Império, teve estúdios em Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nome - Revert Klumb (?-1886)

Origem - Alemanha

Fotógrafo imperial desde - 1861

Especialidade - Paisagens e retratos da família imperial. Professor da princesa Isabel, fotografou plantas, aves e naturezas-mortas. Autor das primeiras publicações sobre fotografia no Brasil.

Nome - Juan Gutierrez de Padilla (1859-1897)

Origem - Espanha

Fotógrafo imperial desde - 1889

Especialidade - Retratos e paisagens cariocas. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde montou a  Fotografia União e fotografou cenas da Revolta da Armada, entre 1893 e 1894.


                  

(imagem: João Ferreira Villela / Arquivo G. Ermakoff)
Nome - João Ferreira Villela (não há dados de nascimento e morte)

Origem - Pernambuco

Fotógrafo imperial desde - 1860

Especialidades - Retratos e imagens de Pernambuco. Presenteou dom Pedro com paisagens do Nordeste. Abandonou a fotografia para se dedicar à fabricação de tintas de impressão.



 http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/conheca-trabalho-fotografos-registraram-brasil-durante-reinado-688590.shtml


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