Alexis de Tocqueville
Tocqueville faz suas observações, que muito bem poderiam ser chamadas de profecias, a partir da visão de uma multidão inumerável de homens, todos muito parecidos, esforçando-se incessantemente para obter os prazeres mesquinhos e insignificantes com que preencherão suas vidas. Estes homens encontrarão na democracia, candidatos dispostos a oferecerem "almoço grátis", que cuidarão dele e da sua família em tudo que eles precisarem: educação, saúde, habitação, transporte, emprego, lazer etc.
Qual seria o problema disso? deixemos que o próprio Tocqueville fale:
“Acima dessa raça de homens está um poder imenso e tutelar, que toma
para si a garantia de suas satisfações e a vigilância de seu destino.
Esse poder é absoluto, regular, cuidadoso e suave. Seria como a
autoridade de um pai se o objetivo fosse o de preparar os homens para a
maioridade, mas que busca, ao contrário, mantê-los na infância perpétua:
espera que as pessoas se alegrem, desde que elas pensam em nada além de
alegria. Para a sua felicidade, tal governo voluntariamente trabalha,
mas quer ser o único agente e árbitro dessa felicidade; para isso, provê
sua segurança, supre suas necessidades, facilita os seus prazeres,
gerencia suas principais preocupações, dirige a sua indústria, regula a
descendência da propriedade e subdivide suas heranças: o que mais resta,
além de poupá-los de todo o cuidado de pensar e de todos os problemas
da vida?”
“Assim, a cada dia o governo torna o exercício do
livre arbítrio menos útil e menos frequente; circunscreve a vontade
dentro de uma faixa mais estreita e, gradualmente, rouba do indivíduo
todos os usos de si mesmo. O princípio da igualdade preparou os homens
para essas coisas; tornou-os predispostos a suportá-las e a olhar para
elas como benefícios.”
“Depois de ter tomado cada membro da
comunidade em suas garras poderosas, moldando-os conforme a sua vontade,
o poder supremo, em seguida, estende seu braço sobre toda a comunidade.
Ele cobre a superfície da sociedade com uma rede de pequenas regras
complicadas, específicas e uniformes, através das quais as mentes mais
originais e os personagens mais energéticos não podem penetrar para
elevar-se acima da multidão.”
“A vontade do homem não é
destruída, mas amolecida, dobrada e guiada; os homens raramente são
forçados a agir, mas estão constantemente impedidos de fazê-lo. Tal
poder não destrói, mas impede a existência; não tiraniza, mas comprime e
entorpece o povo, até que cada nação seja reduzida a nada mais do que
um rebanho de animais tímidos e industriosos, de que o governo é o
pastor.”
“Os homens são constantemente animados por duas
paixões conflitantes: eles querem ser liderados, mas desejam permanecer
livres. Como não podem eliminar uma ou outra dessas propensões
contrárias, se esforçam para satisfazer as duas ao mesmo tempo. Assim,
aceitam um governo tutelar, todo-poderoso, mas eleito pelo povo. Eles
combinam os princípios do centralismo e da soberania popular, o que lhes
dá algum alívio: eles se consolam por serem tutelados pela reflexão de
que eles mesmos escolheram os seus guardiães. Os homens admitem
acorrentar-se, porque pensam que não é uma pessoa ou um grupo de
pessoas, mas o povo em geral quem segura e conduz a corrente.”
“Quando o soberano é eleito, ou estreitamente vigiado por uma
legislatura eleita e independente, a opressão que ele exerce sobre as
pessoas às vezes é maior, mas é sempre menos degradante, porque cada
homem, mesmo quando oprimido e desarmado, ainda pode imaginar que,
enquanto ele deve obediência, é a si mesmo que a deve.”
“É em
vão convocar um povo tornado tão dependente do poder central para
escolher, de vez em quando, os representantes desse poder; o exercício
raro e breve de sua livre escolha, por mais importante que seja, não irá
impedi-los de, gradualmente, ir perdendo as faculdades de pensar,
sentir e agir por si mesmos, e assim, gradualmente, cair abaixo do nível
da humanidade.”
“Acrescento que, em breve, se tornarão
incapazes de exercer o único grande privilégio que ainda lhes resta. As
nações democráticas que introduziram a liberdade em sua constituição
política, no momento exato em que foram aumentando o despotismo de sua
administração, foram levadas a estranhos paradoxos. Para gerenciar essas
pequenas coisas da vida, em que o bom senso é tudo o que se exige, os
indivíduos não estão à altura da tarefa, mas, quando o governo do país
está em jogo, esses mesmos indivíduos são investidos de poderes imensos;
eles são, ao mesmo tempo, meros joguetes de seu governante e seus
senhores, mais do que reis e menos do que homens.”
“Na verdade, é difícil conceber como homens que desistiram inteiramente do hábito do autogoverno podem fazer uma escolha adequada daqueles por quem serão governados; e é difícil de acreditar que um governo liberal, sábio e enérgico possa surgir a partir do sufrágio de um povo subserviente.”
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