Diante do horror da morte inevitável, muitos artistas captaram em quadros a imagem do medo que assolava a Europa.
Cadáveres amontoados na rua, deuses violentos, rostos desesperados: são imagens frequentes nas obras de arte do período.
A esse arquivo, já bastante extenso, podem ser acrescentados outros trabalhos: livros, diários, conselhos eclesiásticos e até um santo protetor contra a peste, tudo podia ser utilizado para tranquilizar a população assombrada pela morte negra. Vejamos algumas dessas representações.
Chuva de flexas
Para os homens de Igreja e para os artistas que trabalhavam graças às suas encomendas, a peste era também e sobretudo uma chuva de flexas abatendo-se de súbito sobre os homens pela vontade de um Deus encolerizado.
O que os artista queriam também acentuar, além do aspecto da punição divina, era a instataniedade do ataque do mal e o fato de que, rico ou pobre, jovem ou velho, ninguém podia vangloriar-se de a ele escapar - dois aspectos das epidemias que impressioram vivamente todos aqueles que viveram em período de peste.
A insistência na rapidez registra-se em todos os relatos de 'pestilência', escreve Delumeau.
Um médico espanhol, aponta o historiador, descrevendo a peste de Málafa em 1650, fazia a mesma observação: "Muitos morriam repentinamente, outros em algumas horas, e aqueles que se acreditavam salvos caíam mortos quando menos se pensava".
SÃO SEBASTIÃO
A comparação entre o ataque da peste e o das flechas que se abatem de improviso sobre as vítimas teve por resultado a promoção de São Sebastião na piedade popular.
Delumeau explica que o motivo da popularidade do santo se deve a um princípio do magismo clássico.
Atuou aqui uma das leis que domina o universo do magismo, a lei de contraste que muitas vezes não é senão um caso particular da lei de similaridade:
"O semelhante afasta o semelhante para suscitar o contrário. Porque São Sebastião morrera crivado de flechas, as pessoas convenceram-se de que ele afastava de seus protegidos as da peste", argumenta o historiador.
Fonte: http://conversasdemonstros.blogspot.com.br/2009/11/imagens-de-um-pesadelo-representacoes.html
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.