19 de julho de 2008 - Aos 103 anos, o Brasil perde a atriz e humorista Dercy Gonçalves

No dia 19 de julho de 2008 morria, aos 103 anos, no Rio de Janeiro, Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora que ficou conhecida por suas atuações no cinema nacional entre 1950 e 1960. 

Ela entrou para o Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos. Nascida na cidade de Santa Maria Madalena (RJ), no dia 23 de junho de 1907, ela chegou ao auge da carreira nos anos 60, quando se tornou a atriz mais bem paga da TV Excelsior

Depois, entre 1966 a 1969, apresentou um programa de auditório de sucesso na TV Globo, chamado Dercy de Verdade (1966-1969). O programa, contudo, saiu do ar por conta da censura com o AI-5. Mais tarde, nos anos 80, ela passou a integrar corpos de jurados em programas populares e participou de algumas novelas.

Em 1991, Dercy foi tema do samba-enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo", pela escola Unidos do Viradouro. Neste desfile, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios à mostra. Após sua morte, o estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias.


Fonte: hoje na historia

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...