O dia 19 de novembro de 1969 entrou para a história do futebol mundial como a data do milésimo gol da carreira da Pelé. O jogo foi disputado no Maracanã, contra o Vasco, com vitória do Santos por 2 a 1, em uma partida sem grande importância na classificação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Pelé anotou o segundo gol do Peixe na partida, em uma cobrança de pênalti contra o goleiro Andrada.
Assim que atingiu a marca, Pelé caiu nas redes, beijou a bola e fez um apelo para o mundo: pelo amor de Deus, minha gente! Agora que todos estão ouvindo, faço um apelo especial a todos: ajudem as crianças pobres, ajudem os desamparados. É o único apelo nesta hora muito especial para mim, disse Pelé, emocionado. Na partida, o time carioca abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas o Santos empatou com René e depois venceu o jogo com o gol de Pelé, anotado aos 34 minutos do segundo tempo, depois que o atacante sofreu um pênalti. Andrada chorou de tristeza por entrar para a história como o goleiro que levou o milésimo gol do Rei.
No vestiário, por rádio, ele conversou com Pelé e lamentou o gol sofrido: Você merece muito mais de mil gols, Pelé. Mas lamento que tenha sido eu o goleiro mil. Confesso que não queria de jeito algum que você fizesse esse gol em mim. Em seguida, Pelé se desculpou: Uma das coisas que gostei foi que você fez tudo para evitar o milésimo gol, o que o valorizou.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.