06-12-1976 - Morre no exílio o ex-presidente João Goulart

Após 12 anos vivendo no Uruguai, o ex-presidente João Goulart, exilado na cidade de Mercedes, no Uruguai, morre no dia 6 de dezembro de 1976. 

Jango foi vítima de um infarto fulminante, aos 47 anos, em sua fazenda, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Nascido no dia 1º de março de 1919 na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, João Goulart era um homem que gostava da calmaria do campo. Aos 13 anos, ajudava o pai a transportar gado na fazenda da família. 


Passados 20 anos, estava envolvido com a política e chegou à presidência da república, assumindo o cargo após a renúncia de Jânio Quadros. Seu governo foi marcado por uma grave crise política e social, que resultou na sua deposição, em abril de 1964. 

Identificado como um político simpatizante ao movimento comunista, Jango sofreu oposição do Exército que, com um golpe de estado, instaurou o regime militar no Brasil. Após seu exílio, Jango não queria retornar ao país “pelos fundos”, ou seja, pela fronteira gaúcha. Ele queria voltar pelo Rio de Janeiro para só depois ir ao Rio Grande do Sul. Seu desejo, contudo, nunca se tornou realidade. 

Não troco um só trabalhador brasileiro por cem desses grã-finos arrumadinhos. (João Goulart) 

Fonte: Hoje na História

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...