Manuel e Tomás Beckman


Colonos portugueses. Lideram a chamada Revolta dos Beckman, que em 1684 luta contra a Companhia de Comércio do Maranhão. A data de nascimento dos irmãos Beckman é desconhecida, assim como a data de sua chegada ao Brasil.


Sabe-se que nasceram em Lisboa e que, em meados da década de 1670, eram respeitados proprietários de terras em São Luís. Em 1684, Manuel Beckman, conhecido como Bequimão, revoltado com a Companhia de Comércio do Maranhão, que não conseguia abastecer a cidade com alimentos e escravos suficientes, prende o capitão-mor da cidade e cria um governo provisório.

Envia seu irmão Tomás a Portugal para negociar, em nome dos revoltosos, com as autoridades. Preso em Lisboa, Tomás volta ao Brasil em 1685, na mesma frota que traz o novo governador, Gomes Freire de Andrade. Com a chegada do governador, os revoltosos são presos. Manuel Beckman é decapitado e Tomás, condenado ao desterro. Tomás retorna ao Maranhão em 1704 e a data de sua morte não é conhecida.

Segundo alguns historiadores, em 1717, seu filho Roque, nascido em São Luís, é designado para trabalhar no Senado da Câmara, mas uma carta régia, enviada ao governador do Maranhão, impede que ele exerça funções públicas em razão dos antecedentes familiares.

Fonte: Algo Sobre

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...