Livro resgata história de campo de concentração nazista para mulheres

Publicado pela editora Record, o livro "Ravensbrück" resgata a história e revela os horrores do campo de concentração nazista para mulheres. Escrito pela jornalista Sarah Helm, o calhamaço de 841 páginas ­ sem contar agradecimentos, notas, bibliografia e índice remissivo ­ traz relatos pouco conhecidos e divulgados sobre a operação nazista. Ravensbrück foi o único campo de concentração especificamente feminino concebido por Heinrich Himmler, arquiteto primário do genocídio nazista. 

Estima-­se que foi cenário de entre 30 mil e 90 mil mortes. Cerca de 130 mil mulheres de mais de vinte países europeus foram prisioneiras lá. Para a obra, a autora entrevistou sobreviventes, visitou o campo e teve acesso a testemunhos desenterrados desde o fim da Guerra Fria. Um dos relatos presentes é o da militante comunista Olga Benário, parceira de Luiz Carlos Prestes executada em 1942. Localizado a 80 quilômetros ao norte de Berlim, o campo de concentração recebeu poucas mulheres judias. Originalmente era um local para os nazistas exterminarem as "criaturas inferiores" ­ marginais, ciganas, inimigas políticas, resistentes estrangeiras, doentes, deficientes e as "loucas". 

RAVENSBRÜCK AUTORA Sarah Helm EDITORA Record QUANTO R$ 93,90 (preço promocional*) * Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


Via - Folha de São Paulo

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...