- Henry Thoreau: A vida sem princípio

(...) Este mundo é um império dos negócios. Que agitação interminável. Quase toda noite sou acordado pelo chiado das locomotivas. Meus sonhos são interrompidos...


Os dias de descanso simplesmente não existem. Daria tudo para uma única vez ver a humanidade desocupada.


Só há trabalho, trabalho, trabalho.

É difícil conseguir um caderno para registrar seus pensamentos sem que alguém pense que você está calculando seu pagamento.

Se um homem fica aleijado para toda a vida por alguma eventualidade, ou se um outro enlouquece de medo da fome, lamenta-se a sorte de ambos principalmente por terem ficado incapazes... PARA OS NEGÓCIOS.

Creio que nada nem mesmo o crime, se opõe mais à poesia, à filosofia e, acima de tudo, à vida, quanto essa incessante movimentação de negócios, trabalhos, escravidão.

- Henry Thoreau: A vida sem princípio.


SINOPSEEm Vida sem Princípio , Henry David Thoreau nos apresenta um verdadeiro manual de como viver em sociedade e em contato com a Natureza respeitando a natureza e ao próximo.

Este ensaio foi obtido a partir da palestra ""What Shall It Profit? ""apresentada ao publico em 06 de dezembro de 1854, no Salão Railroad em Providence Rhode Island.

Foi publicado pela primeira vez na edição de outubro de 1863 The Atlantic Monthly, onde foi dado o título moderno.

Vida sem Princípio é um ensaio em que Thoreau coloca o seu programa para viver bem. Incluem-se aqui as suas ideias sobre a forma de abordagem da comunicação interpessoal, modos de trabalho, sustento financeiro e outros códigos de conduta para viver a vida.


Biografia de Henry David Thoreau - Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obra “Desobediência Civil”, uma espécie de manual do anarquismo pacífico, que influenciou Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

Henry David Thoreau nasceu em Concord, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 12 de julho de 1817. Criado em uma família de protestantes franceses, graduou-se em Literatura Clássica e Línguas, na universidade de Harvard em 1837. Em seguida, voltou para Concord, onde iniciou uma longa e íntima amizade com o escritor Ralph Waldo Emerson. Nessa época, entrou em contato com alguns pensadores transcendentalistas, embora discordasse de algumas ideias do grupo.

Em 1845, se estabeleceu em uma pequena cabana que ele mesmo construiu às margens do lago Walden, onde passou dois anos, com o objetivo de simplificar sua vida e se dedicar à contemplação da natureza e escrever suas reflexões.

Desobediência CivilVoltando à civilização, Thoreau se negou a pagar os impostos que o governo lhe impunha, destinados a financiar a guerra e a escravidão na América, motivo pelo qual foi preso. Esse episódio o levou a escrever “Desobediência Civil” (1849), uma espécie de manual de um anarquismo pacífico, um breviário do cidadão contra os poderes constituídos. Esse livro exerceu forte influência em destacados ativistas do século XX (Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela).

Influenciado por Rousseau, Thoreau descobriu a paisagem da Nova Inglaterra e, influenciado por Emerson, defendeu a tese de que só no contato com a natureza, longe das forças corrutas da civilização, o sonho da liberdade norte-americana poderia ser realizado. Em 1854, escreveu “Walden, ou Vida Nas Florestas”, uma descrição de sua vida durante os dois anos passados na solidão. As descrições da natureza são exatas, porém poéticas, e as meditações filosóficas se elevam ao misticismo. A obra é um clássico da literatura norte-americana.

Henry David Thoreau foi nomeado professor de Liceu em Concord. Fez várias viagens, descobrindo a beleza das florestas de Maine e da praia de Cape Cod, que se tornaram depois em centro de turismo norte-americano.

Henry David Thoreau faleceu em Concord, Estados Unidos, no dia 6 de maio de 1862.


About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...