A 3º edição do "Ciclo de Literatura Contemporânea" chega a Belo Horizonte, de 12 a 15 de Junho


O propósito do Ciclo, no entanto, vai além da abordagem restrita ao tema, pois há também um desejo de que o próprio evento – que está em sua terceira edição em território nacional – se torne mais democrático e abrangente, e que também encontre um espaço para si que não seja fechado e circunscrito a um só grupo de apreciadores da literatura, mas que se expanda a outros lugares, a outros modos de se apreciar a literatura. Nesse sentido, o ciclo buscou mesclar espaços consagrados e também espaços alternativos da cidade para a realização dos eventos, como o teatro Espanca e o Brejo das Sapas, espaço cultural situado na Savassi, dedicado também à auto-estima e ao auto-cuidado de mulheres e comunidade LGBTQI.



Ricardo Aleixo - Com curadoria de Renato Negrão e Izadora Fernandes, o evento contempla ciclo de diálogos, show, oficinas, sarau e vocalização de poemas na abertura das mesas em seis espaços da cidade.

A composição das mesas espelha esse olhar, o modo como elas foram construídas demonstram a vontade do projeto de se estabelecer como espaço político, de discussões que agregue mais o público participante do que usualmente proporcionaria uma conversa de um autor com seu leitor. São mesas ocupadas por homens e mulheres originários de diversos espaços criativos e sociais, com referências estéticas diversificadas, como a literatura negra, indígena, a produção editorial independente, o caráter pedagógico da literatura, a crítica, os processos criativos e a literatura como resposta política a tempos sombrios, seja debatendo, lendo poemas, mediando mesas, performando ou confraternizando.

Na abertura, uma mesa com dois grandes nomes da poesia e do pensamento crítico; Ricardo Aleixo e Nicolas Behr, mediados por Duda Salabert, falarão sobre suas inspiradoras trajetórias. Nos dias seguintes o cenário se forma com as participações de Ana Maria Gonçalves, Ana Martins Marques, Cidinha da Silva, Célia Xacriabá, Elisa Lucinda, Luiz Antônio Simas, Marcelino Freire, Nívea Sabino, Valeska Torres, Rogério Coelho, entre outros.

Ana Martins
O último dia, quinze de junho, reserva uma confraternização em dois momentos, um show do músico pernambucano, Siba, que também participará de uma mesa dedicada à sua obra, construída em cima da poesia, das cirandas e do maracatu de Pernambuco. E o Sarau das Manas, revelando a relevância e a potência das poetas mineiras a ser realizado no bar Ministério da Cultura.



Elisa Lucinda



SERVIÇO

Todos os eventos são gratuitos

Dia 1 – 12/05 – Quarta-feira. Local: Brejo das Sapas

16:00

Mesa 1 – Ricardo Aleixo (MG), Nicolas Behr (DF) – TEMA: O centro da própria história. Explorando as trajetórias de Ricardo Aleixo e Nicolas Behr MEDIAÇÃO: Duda Salabert. POEMA: FellipeBeluca.

18:00

Mesa 2 – Marcelino Freire (PE), Ana Martins Marques (MG), Valeska torres (MG) – TEMA: Experiências e processos criativos. MEDIAÇÃO: Renato Negrão. POEMA: Igu Bantu.

20:00

Mesa 3 – Ana Maria Gonçalves (SP), TEMA: Kehinde hoje, mulher negra, emancipação e os processos de opressão modernos – MEDIAÇÃO: Etiene Martins – POEMA: Jussara kelly.

Dia 2 – 13/05 – Quinta-feira. Local: Teatro Espanca e Foyer do Sesc Palladium.

16:00

Mesa 4 – Luciana Tanure (Editora Quixote) (MG), Léo Gonçalves (MG), Julia Panadés (MG) – TEMA: Edição, outras articulações para a democratização do livro e da leitura.MEDIAÇÃO: ThaysGeckseni – POEMA: Jomaka.

18:00

Mesa 5 – Cidinha da Silva (BA), Mariana de Matos (MG), Célia Xacryaba (MG). TEMA: Mulheres tradicionais na literatura e auto-publicação como possibilidade de se narrar fora da norma/forma editorial. MEDIAÇÃO: Lorena Morena. POEMA: Thais Kas.

20:00 – Local: Foyer do Sesc Palladium.

Mesa 6 – Elisa Lucinda (RJ), TEMA: Literatura em expansão, da casa a aldeia ampliando o quilombo. MEDIAÇÃO e POEMA: Nívea Sabino.

Dia 3 – 14/05 – Sexta-feira. Teatro Espanca / Livraria Quixote

11:00 – Livraria Quixote

Lançamento do Livro “O Livro do Avesso – O Pensamento de Edite” de Elisa Lucinda, com presença da autora e mesa de autógrafos.

16:00 – Teatro Espanca

Mesa 7 – Rogério Coelho (MG), Júlia Elisa – Col. Pretas poetas. (MG) – TEMA: Axé na escrita, leitura crítica da literatura “periférica”, parâmetros e cosmovisões. MEDIAÇÃO: Etiene Martins. POEMA: Zi Reis.

18:00

Mesa 8 – Luiz Antônio Simas (RJ), Bruno Ribeiro (SP). TEMA: Chega junto: Diáspora negra do samba, prática do território. MEDIAÇÃO: Gil Amâncio. POEMA: Jéssica Rodrigues.

20:00

Mesa 9 – Siba (PE), TEMA: Trova Elétrica Marítima, MEDIAÇÃO: Flavio de Castro, POEMA: João Paiva.

Dia 4 – 15/05 – Sábado. MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA e Bar Ministério da Cultura.

11:00 – Museu de arte da Pampulha.

Show de encerramento: Siba e banda

16:00 – Bar Ministério da Cultura – Rua Castelo Novo, 10 – Santa Efigênia

Sarau das Manas: Poetas convidadas: Giu, Eliza Castro, Anarvore, Zi Reis, Thamara Selva.

Lançamento do livro “O coice da égua” de Valeska Torres (RJ).

Oficinas – Centro de Referência da Juventude.

Palavra, Pausa, Prece – Com Julia Panadés.

Dias: 11 e 13/05

Hora: 9:00 às 13:00

Laboratório de Poemas – Com Renato Negrão

Dias: 11 e 12/05

Hora: 9:00 às 13:00

Fonte: O Beltrano

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...