Saiba quem foi a primeira mulher negra eleita deputada no Brasil

Mulher negra, a catarinense Antonieta de Barros nasceu no dia 11 de julho de 1901, apenas 13 anos após o fim da escravidão no Brasil. Filha de uma escrava liberta que ganhava a vida como lavadeira e de um jardineiro, ela tinha uma vida com poucos recursos financeiros.

Antonieta de Barros foi eleita em 1935. Foto: Divulgação/Acervo Alesc

Quando o pai dela morreu, a mãe de Antonieta se viu sozinha e com uma filha para criar. Foi assim que ela fez com que a casa em que viviam se tornasse uma pensão para estudantes.

Essa convivência com vários tipos de pessoas fez com que Antonieta abrisse seus horizontes e se alfabetizasse.

Após se formar como professora, ela fundou, em 1922, um curso de alfabetização que acontecia em sua própria casa. Além disso, ela era jornalista e escrevia crônicas sobre preconceito, direitos das mulheres e racismo.

A catarinense também fundou o jornal A Semana, no qual foi diretora, e escreveu um livro em 1937. Porém, assinou a obra Farrapos de Ideias com o pseudônimo Maria da Ilha.

Antonieta levava como bandeiras a luta pela educação para todos, a valorização da cultura negra e a emancipação da mulher brasileira.

Em 1935, ela foi eleita a primeira deputada estadual negra do Brasil e assumiu seu cargo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Porém, com a ditadura instaurada pelo Estado Novo, ela teve seu mandato interrompido, em 1937. No entanto, em 1947, ela foi eleita de novo. Seu falecimento foi precoce. Ela morreu aos 50 anos, em 28 de março de 1952.

Durante duas semanas, o blog irá falar sobre as situações enfrentadas diariamente por mulheres que estão dentro da política e sobre aquelas que abriram espaço para as políticas que estão hoje no poder. A série de matérias especiais começou no dia 5 de agosto e irá acabar no próximo dia 16.

Fonte: yahoo

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...