Há exatos 134 anos, no dia 8 de outubro de 1884, era criada na Rua Nova, no Recife, uma sociedade abolicionista secreta denominada Clube do Cupim. Idealizada pelo maranhense João Ramos, que morava no Recife desde a infância, o clube contou inicialmente com a participação de doze pessoas. O objetivo era trazer a Pernambuco o mesmo que ocorreu no Ceará, que em 24 de março de 1884, decretou a libertação de todos os escravos.
Uma curiosidade é que, como sociedade secreta, os membros tinham nomes de guerra e eram identificados por províncias. João Ramos, por exemplo, era chamado de ‘Ceará’. Já ‘Pernambuco’, foi o apelido dado a Luís Gonzaga do Amaral.
O clube deixou a sede fixa em 1885, por conta de perseguições de pessoas contrárias à abolição. Os cupins passaram a se reunir em locais diversos. Recife funcionou como um local de refúgio de escravos clandestinos e o Clube do Cupim atuava para enviá-los para locais seguros.
A última façanha do grupo foi o embarque de 119 escravos, em 1888, no Poço da Panela. Mais tarde, naquele ano, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
Na foto, Seu Herculano e Dona Maria membros do Clube do Cupim de Pernambuco. Autoria do fotógrafo Alberto Henschel, 1884. (Reddit)
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.