Todo Poder ao Povo Preto: A história do Partido dos Panteras Negras em fotografias

O Partido dos Panteras Negras foi uma organização política e social criada em 1966 com a finalidade de enaltecer a raça negra e combater as arbitrariedades e o racismo praticados pela sociedade e instituições dos Estados Unidos. Além de combater práticas racistas, através de publicações em jornais e protestos nas ruas. 


A organização, de orientação marxista, construiu escolas, com objetivo de ensinar sobre a cultura e representação negra, distribuía milhares de refeições por dia nos guetos americanos, entre elas o “breakfast black(café da manhã negro)” , para crianças negras que não se alimentavam direito durante o dia. O partido era ligado umbilicalmente ao movimento feminista, militantes famosas como Angela Davis começaram sua vida política dentro da organização. Além dessas funções, a organização patrulhava os guetos vigiando o tratamento que a polícia dispensava aos pobres e negros.


Os confrontos entre os Panteras Negras e a polícia, nos anos de 1960 e nos anos de 1970, resultaram em vários tiroteios na Califórnia, em Nova Iorque e em Chicago. Um desses confrontos resultou na prisão de Huey Newton, fundador do partido, por ter matado um policial.


O FBI declarou guerra aos Panteras Negras, perseguindo, prendendo e assassinando membros importantes da organização. O que desembocou no enfraquecimento e decorrente fim, em 1982.


Há relatos que as instituições americanas fizeram vistas grossas à entrada do crack nos guetos americanos, visando enfraquecer a organização dos Panteras Negras e causar caos na comunidade black.


O movimento dos Panteras Negras foi importantíssimo para a história da luta contra o racismo nos Estados Unidos, criou moda e tendências através da valorização da beleza negra, e até hoje é lembrado por parte importante da comunidade americana. Seu legado poderoso criou símbolos poderosos usados até hoje nas trincheiras da luta contra o racismo em todo o mundo.


Um menino saúda os Panthers, New Haven County Courthouse, 1 de maio de 1970



Uma sala de aula dirigida pelo partido dos Panteras Negras em 1970, as aulas visavam conscientizar os alunos da história da raça negra e seus heróis.
Atrás das crianças o quadro de um dos fundadores do partido Huey Newton.


Panteras Negras em marcha, em um protesto em Oakland, 1969.



Homem posa para fotografia em frente ao lema do Partido dos Panteras Negras.


Membros do partido distribuem comida à população, em 1969.


Mesa do café da manhã.
O partido dos Panteras negras se preocupavam com a alimentação das crianças, então distribuíam milhares de refeições diariamente.


Foto impressionante junta na mesma imagem três representantes de movimentos diferentes:

Os Yellow Peril(Perigo Amarelo), movimento de autoafirmação asiático.
Os Brown Betters(boinas marrons), movimento de autoafirmação mexicano e hispânico.
E o movimento dos Panteras Negras.

Eles estão pedindo pela soltura do líder negro Huey Newton, preciso acusado de matar um policial


Linda fotografia protagonizada por John Carlos e Tommie Smith, em 1968.
Os atletas foram ao pódio após vencer os 200 metros rasos durante os jogos Olímpicos do México.
Em sinal de protesto contra o racismo, vestiram as luvas do Partido dos Panteras Negras e ergueram os punhos, como era de costume em manifestações da organização.


Black Panthers em NOva York, 1968. Dias após a prisão do líder negro Huey Newton.


Homem em frente a sede do partido, buracos de bala ocupam a vidraça.


Homem passa em frente a um muro que pede justiça pela morte do negro Jonathan Jackson e a soltura de Huey Newton.


Senhoras carregam mantimentos para casa, em sacolas customizadas pelo partido.


Huey Newton, um dos fundadores do Partido dos Panteras Negras, sentado em uma cadeira(analogia à trono). Newton foi preso sob a acusação de ter assassinado um policial branco de 17 anos.



Texto de  Joel Paviotti

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...