Supressão do castigo físico nas escolas inglesas, as surras são banidas como castigo






No dia 22 de julho de 1986, a Grã-Bretanha, como último país da Europa, baniu as surras como castigo nas escolas. A medida vinha sendo exigida há tempos pelos professores, mas sempre rejeitada pelos políticos conservadores, que temiam o colapso total do sistema disciplinar.

"Quem poupa a vara, detesta seu filho, quem o ama, porém, castiga-o com freqüência, para que ele se alegre com isso mais tarde" – durante muito tempo, o sistema de ensino se orientou por este conselho do Velho Testamento.

Todos estavam firmemente convencidos de que uma boa surra simplesmente fazia parte da educação. Mais de dois mil anos mais tarde, o Parlamento britânico discutia se não estava na hora de abandonar este recurso pedagógico ancestral.

Chris Patten, do Ministério da Educação, era contra a supressão: "Os castigos físicos são considerados um valioso instrumento disciplinar por muitos educadores renomados e responsáveis. Não devemos levianamente privá-los deste instrumento. A abolição das punições representa um enfraquecimento da posição dos professores, e isto é a última coisa que desejamos, nestes tempos em que a falta de disciplina nas escolas torna-se cada vez mais um problema."

O próprio ministro da Educação, na época, Kenneth Baker, partilhava desta opinião. Porém, como nem todos os Tories eram a favor de que os professores continuassem espancando os alunos, o partido deixou a decisão a cargo de cada representante.

O debate no Parlamento inglês durou quatro horas. Por fim, a vara foi banida das escolas, por apenas 231 votos contra 230. Assim, a Grã-Bretanha finalmente se alinhou ao resto dos países europeus: todo educador que recorresse à violência como instrumento pedagógico era agora passível de ser processado. No entanto, isso só se aplicou, de ínício, ao ensino público. As escolas particulares se agarraram ainda, até o início de 1998, àquela relíquia da "boa" educação tradicional.

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...