27 de Maio - Dia Mundial das Comunicações

A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem ao incremento da cultura, ao mútuo conhecimento e compreensão entre os povos, é grandiosa.

Mas, os meios de comunicação, são motivo de admiração e, torna-se, no entanto, motivo de preocupação e incerteza, de fato, destinados pela sua natureza a espalhar o pensamento, a palavra, a imagem, a informação e a publicidade, enquanto influenciam a opinião pública e, conseqüentemente, o modo de pensar e agir de cada indivíduo e dos grupos sociais, exercem também uma pressão sobre os homens, que incide profundamente sobre a mentalidade e sobre a consciência, por muitas e contrastantes solicitações, que geralmente manipulam a população para que pense e acredite, no que lhes convém.

Quem pode ignorar os perigos e os prejuízos que estes nobres instrumentos podem causar a cada pessoa e à sociedade? quando não são empregados pelo homem com sentido de responsabilidade, com reta intenção, e de conformidade com a ordem moral objetiva? Quando pensam apenas em seus próprios interesses, influenciados pela ação local.

Quanto maiores, portanto, são o poder e a ambivalente eficácia destes meios de comunicação, tanto mais atento e responsável deve ser o seu uso. Pensando neste poder forte e eficaz. Nós nos dirigimos, por isso, com sentimentos de estima, assegurando que o serviço a exercer em favor dos nossos irmãos, esteja sempre à altura de uma missão que nos faz intermediários, mestres e guias, entre a verdade e o público, as realidades do mundo exterior e a intimidade das consciências.

E, como o cidadão têm o direito de não serem condicionados por pressões indevidas ideológicas, políticas, econômicas, que limitem sua justa e responsável liberdade de expressão com o público, da mesma forma, exigem o respeito pela dignidade do homem e da sociedade.

Todo nosso esforço, portanto, seja no sentido de difundir a verdade nas mentes e nos corações, a adesão ao bem, a ação coerente nas obras. Estaremos assim contribuindo para comunidade, positiva para a edificação de uma sociedade nova, mais livre, mais consciente, mais responsável, mais fraterna, mais digna.

Toda iniciativa séria que venha a formar o juízo crítico do leitor e do espectador, a avaliar as notícias, as idéias, as imagens que lhe forem propostas, não somente do ponto de vista da técnica, da estética, do interesse despertado, mas também do ponto de vista humano, moral e religioso, no que diz respeito aos valores supremos da vida, é muito útil e digna de louvor.

Por ser um elemento de extrema necessidade a comunidade, pedimos mais respeito, e consideração a esse meio de comunicação, cuja sua principal função é estar aliado e beneficiando a todos principalmente a comunidade. Que os órgãos competentes comecem a investir na mídia local, valorizando o trabalho e esforço aqui realizado.

Fonte: imprensamaior

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...