O Brasil vai receber o historiador britânico Peter Burke mais uma vez. Visitante assíduo, Burke, que chegou a ministrar um curso na USP entre 1994 e 1995, comanda a conferência "Exilados e Expatriados na História do Conhecimento" no próximo dia 7, às 17h, no Rio de Janeiro. O evento acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE) e terá tradução simultânea.
Organizadora do evento, a professora da PUC Luciana Lombardo comenta que o conteúdo da palestra ficará a cargo do convidado. E acrescenta: “Essa visita vai permitir um intercâmbio entre universidades dentro e fora do Brasil, bem como a troca de experiências entre estudantes de graduação e pós-graduação com um profissional renomado, de tanto talento”.
Sobre o autor - Atualmente, Peter Burke é professor emérito da Universidade de Cambridge. Especialista em História Moderna tornou-se referência na área por elaborar teorias ousadas que evolvem cultura, sociedade, mídia e produção de conhecimento. E se autodenominou “historiador da cultura”, ainda em meados dos anos 60, quando essa modalidade era tida como “marginal” pela historiografia tradicional da época.
Dos mais de 30 livros já publicados pelo pesquisador, destacam-se “Cultura Popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800” (1989), “A Escola dos Annales” (1990), “A Escrita da História” (1991), “A Fabricação do Rei: a Construção da Imagem Pública de Luís XIV” (1994), “Uma História Social do Conhecimento: de Gutenberg a Diderot” (2000), “O que é História Cultural” (2005) e “Uma História Social da Mídia: de Gutenberg a Internet” (2006). Recentemente, junto a sua esposa, a brasileira Maria Lúcia Palhares-Burke, lançou a obra “Repensando os trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre” (2008), na tentativa de traçar um amplo panorama do pensamento do sociólogo.
O CBAE fica na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo, Rio de Janeiro. O salão tem capacidade para receber 150 pessoas e será preenchido por ordem de chegada. A entrada é franca.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.