Nos dias 9, 11 e 13 de Maio, a Roma Antiga comemorava o festival da Lemuria


Lemuria ou Lemuralia era o nome de um festival da Roma Antiga celebrado nos dias 9, 11 e 13 de Maio. O seu objectivo era apaziguar os espíritos dos mortos que se acreditava rondarem pelas casas.

Segundo as informações transmitidas por Ovídio, este festival foi instituído por Rómulo como forma de apaziguar o espírito do seu irmão Remo, (por si morto) e que o nome original do festival era Remuria. Durante o período do festival os templos encontravam-se encerrados e evitava-se casar durante o mês de Maio. Dizia-se que aqueles que casavam em Maio morreriam pouco tempo depois.

Os ritos do festival eram celebrados à meia-noite de cada um dos dias. O pater familias, descalço, dava voltas à casa, ao mesmo tempo que estalava os dedos para afastar os espíritos. Depois lavava as mãos em água de uma nascente, pegava em favas e atirava-as para trás das costas (estas favas seriam supostamente consumidas pelos espíritos) e afirmava nove vezes em voz alta que fazia aquele acto para redimir a família, sem nunca olhar para trás. O pater familias voltava a lavar as mãos e batia em bronze, pedindo aos espíritos dos seus antepassados para que abandonassem a sua casa; só então é que poderia olhar para trás.

Fonte: Wikipedia

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...