07 de Março de 1906 - A Finlândia se torna o primeiro país da Europa a dar às mulheres o direito ao voto






A Finlândia foi o primeiro país da Europa a introduzir o sufrágio universal nas eleições parlamentares. Consequentemente, as mulheres têm direito de voto nas eleições nacionais desde 1906 e nas eleições municipais desde 1917.


Em 1907 existiam 19 mulheres no Parlamento finlandês. Hoje em dia, um terço dos assentos no Eduskunta é ocupado por mulheres. Em 1967, todos os cidadãos com mais de 18 anos de idade passaram a ter direito de voto.



No Brasil


Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.


As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.



Mulheres no poder

 
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.



Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928








About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...