A Idade do Dinheiro e do Consumo

A arte de vender parece ter superado qualquer outro tipo de engenho humano. Foto: Reprodução



A arte de vender parece ter superado qualquer outro tipo de engenho humano

 


Voltaire Schilling


O mundo vive nestes últimos decênios numa era crescente de Materialismo e Consumismo, onde o bem-estar atingido em parte considerável do globo tem sido atribuído ao sucesso da sociedade de mercado. Regida pelo capitalismo turbinado que percorre o planeta como um cometa celestial anunciando a chegada da prosperidade, milhões de indivíduos em todos os continentes têm sido integrados ao consumo e às regras impostas pelo dinheiro.


A mercantilização de tudo
"Ouro, precioso ouro, amarelo e brilhante!
Um pouco dele fará dos pretos, brancos;
dos tolos sábios; Do mal, bem, do vil ,nobre
do velho, jovem, do covarde, valente..."

Shakespeare - Timão de Atenas -


A importância de um filme é medida hoje pelo custo da sua produção e pelo volume das bilheterias. O sucesso de um indivíduo com talento artístico ou no campo dos esportes é balizado pelos patrocínios publicitários que ele recebe. Os clubes mais competitivos ostentam em suas camisetas seus financiadores e mesmo gente comum se presta voluntariamente para anunciar no peito, impressos em suas camisas e blusões, publicidades de empresas e artigos diversos. Tornam-se, gratuitamente, cartazes e pôsteres ambulantes.

 A importância de um filme é medida hoje pelo custo da sua produção e pelo volume das bilheterias. O sucesso de um indivíduo com talento artístico ou no campo dos esportes é balizado pelos patrocínios publicitários que ele recebe. Os clubes mais competitivos ostentam em suas camisetas seus financiadores e mesmo gente comum se presta voluntariamente para anunciar no peito, impressos em suas camisas e blusões, publicidades de empresas e artigos diversos. Tornam-se, gratuitamente, cartazes e pôsteres ambulantes.
As artes plásticas, atoladas num hermetismo cada vez mais abstrato e incompreensível, subsistem apenas como linha auxiliar da propaganda e a arte de vender. Esta, escondida atrás da palavra merchandising, parece ter superado todo e qualquer outro tipo de engenho humano inventado antes.

Enquanto isso os clássicos da pintura e da escultura têm sua dimensão estabelecida pelo valor com que são arrematados nos leilões: um Rembrandt, um Van Gogh ou um Monet são respeitados porque valem milhões. A hora do especulador, com as cotações das bolsas de valores, tem lugar garantido em todos os noticiosos. Definitivamente o mundo todo virou num imenso teatro de compra e venda.

O deus é Mammon
Se algum dia alguém der prosseguimento naquela conhecida classificação que dividia a evolução da humanidade em Idade do Bronze, Idade do Ferro, terá que convir que definitivamente nós vivemos na Idade do Dinheiro, tendo Mammon, o deus pagão da riqueza, como sua divindade inconfessa. Cabe aos intelectuais engajados reconhecerem o fracasso, seu e de todos aqueles que os antecederam em verberarem contra o consumo e o predomínio do dinheiro.
              
Durante séculos eles, como se fosse sacerdotes seculares, mobilizaram-se, em tempos diversos, para denunciar os perigos do mundo mercantilizado, onde tudo correria ao som do vil tilintar das moedas. Entre os pensadores clássicos, Aristóteles, por exemplo, na sua classificação das formas de viver exposta na Ética de Nicômaco, chegou a considerar o negócio como uma atividade indigna do ser humano. Quem se dedicava a ele "é um homem que está fora da natureza".

SAIBA MAIS ACESSANDO:


Sem PalácA vitória do homem comum
ios de Cristal

About Leituras Livres

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.

Por que a capoeira é a "arte-mãe" da cultura brasileira e da identidade nacional

Por Henrique Mann Músico, historiógrafo e mestre em Artes Marciais A capoeira ajudou a moldar o samba e até o futebol do país, defende pesqu...