O nome Sofia vem do grego e quer dizer sabedoria
É uma figura feminina, semelhante à alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus.
É considerada uma das responsáveis pela criação do mundo material.
Para entender um pouco o mito de Sofia temos que partir de um sistema unitário, de um Deus (Uno).
Desse começo unitário, o Uno emanou seres celestiais (Aeons), e juntos formaram a Totalidade Divina (Pleroma).
Mas num determinado momento, um desses Aeons, tentou quebrar a barreira divina. E nessa tentativa, esse ser celestial caiu e perdeu seu contato com a Luz. Essa queda acidentalmente criou a alma e a matéria. Transformou o ser que era imaterial, em material. Sofia era este ser, este Aeon.
A queda de Sofia a deixou confusa e com uma saudade incontrolável. Também sentiu medo e angústia por ter perdido a vida que tinha. Cristo é então enviado pelo Uno para trazer Sofia de volta à Totalidade. Ele a faz ver novamente a Luz e lhe dá o conhecimento do espírito (Pneuma).
Para alguns estudiosos, o drama da redenção de Sofia atraavés de Cristo é o tema central do universo. Para outros, Sofia é o Espírito Santo feminino, a Sabedoria Divina personificada.
A historia de Sofia segue um padrão clássico de estágios do drama grego: o conflito, a derrota, a lamentação e a redenção conseguida com o contato com o Divino.
Diz-se que Sofia não é somente uma alma feminina, mas a alma de todas as coisas e pessoas onde todos nós estamos à procura da nossa totalidade
Na Grécia atual celebra-se hoje Santa Sofia, reminiscência da Deusa Sofia. É um bom momento para se avaliar maneiras de se contatar a sabedoria interior por meio de práticas de equilíbrio mental e emocional.
Peça à deusa inspiração para que lhe caiam os véus que obscurecem sua visão psíquica permitindo-lhe colher os frutos de sua sabedoria ancestral.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.