Que a tecnologia aproxima as pessoas todo o mundo estamos cansados de saber. Mas o que aconteceria se disséssemos para você, fã de ciência, que é possível ler os manuscritos originais de Isaac Newton sem sair do conforto da sua casa?
Pois é, isso é possível para gente do mundo todo, basta ter acesso à internet. A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, possui uma biblioteca virtual onde disponibiliza gratuitamente milhares de manuscritos do cientista inglês.
Júlia Matravolgyi
Você pode conferir os manuscritos de Newton aqui.
Entre os principais trabalhos publicados está a Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica,(“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), obra em que Newton prova que um corpo parado ou em movimento tende a permanecer dessa forma desde que não haja outra força na jogada. Além disso, o livro aborda todas as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal.
Ao todo, estão disponíveis mais de 4 mil páginas contendo os mais importantes trabalhos do pai da física moderna. Além dos manuscritos originais, há também versões comentadas pelo cientista e arquivos particulares. É possível ler, por exemplo, o diário que o físico carregava consigo com a intenção de anotar seus cálculos durante o tempo em que deixou seus estudos em Cambridge por causa de uma praga que atingia a cidade de Londres.
A biblioteca virtual de Cambridge começou a ser abastecida em 2010, com o financiamento da fundação Polonsky, como parte do “Projeto Internacional de Digitalização”, feito com a intenção de preservar a obra original de grandes pensadores da história. Em 2012 a Universidade anunciou que serão anexados aos arquivos traduções em diferentes idiomas.
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.