Seu valor não pode ser medido em dinheiro: a lista feita por Oskar Schindler (1908-74) foi responsável por salvar a vida de mais de mil judeus às vésperas do fim da Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, a partir de hoje, ela está sendo leiloada no e-Bay – e o lance inicial é de três milhões de dólares, informa o jornal New York Post.
Schindler, um antigo militar polonês, bem relacionado com a polícia nazista, enriqueceu ao se apropriar de uma fábrica de panelas, depois do decreto do governo alemão que proibia os judeus de serem donos de negócios.
Ele se aproveitou da mão de obra deles, mais barata, para progredir financeiramente. Muitos chegavam a trocar todas as suas reservas financeiras por um posto na empresa, em uma tentativa de escapar do transporte para os campos de concentração.
Para quem quiser ler, os nomes estão disponíveis aqui
Depois de descobrir o que acontecia com as pessoas que eram levadas para os campos comandados pelos alemães, Schindler gastou a maior parte de suas reservas financeiras subornando seu amigo, o general nazista Amon Goeth. Ele queria desviar o trajeto de parte dos trabalhadores de sua fábrica, que seriam levados para Auschwitz, para um esconderijo na República Tcheca. Os nomes dessas pessoas foram escritos por ele em uma lista, a famosa “lista de Schindler”.
Quem colocou a lista a venda foram os colecionadores californianos Gary Zimet e Eric Gazin. Existem sete versões originais da lista. Com essa, são quatro as que têm seu destino conhecido: uma está no museu do Holocausto em Washington e outras duas no Museu do Holocausto em Jerusalém. A versão leiloada, de 14 páginas, tem a data de 18 de abril de 1945.
Fontes: A lista de Schindler, US News
0 comments:
Postar um comentário
Se tem algo que posso lhe dizer após ter chegado até o fim deste post é que estou muito grato por sua visita.